Vende Simples - Dicas Sobre isto Marketing Digital E Vendas


Contagem Regressiva Pro HTTP "não Seguro"


Armando Santiago Jr. passava o dia inteiro atrás da tela do pc escrevendo textos pra teu web site de política. Era começo de 2010, e ele defendia com unhas e dentes sua candidata presidencial, Dilma Rousseff (PT), aposta do por isso presidente Lula. O "companheiro Armando", como era chamado por outros blogueiros, se descrevia no Orkut como "um cidadão brasileiro indignado com a ação criminosa dos tucanos" pela campanha eleitoral.


Era casado, tinha 56 anos e vivia em Poços de Caldas, Minas Gerais. Seu web site chamava-se "Seja Mencionada Verdade" e dizia publicar "a notícia transparente". Esse "Armando", não obstante, nunca existiu. Seu trabalho, segundo relatam, era alimentar o blog com artigos desmentindo supostos boatos a respeito Dilma Rousseff e escrever textos parciais e contrários a teu principal inimigo, José Serra (PSDB), que acabou derrotado no segundo turno. A página bem como chegou a ter notícias falsas. E, pra disseminar teu assunto, o trabalho acabou envolvendo a construção de perfis falsos - ao menos 131 deles no Twitter, segundo uma tabela à qual a BBC Brasil teve acesso.


Porção desses perfis, 84, ainda estão "vivos" pela rede social, apesar de inativos, e são capazes de ser conferidos por cada um. A empresa apontada pelos entrevistados como responsável por serviço é a Ahead Marketing, de Gabriel Arantes Cecílio e, na data, assim como de Arnaldo Lincoln de Azevedo. Em teu site, é descrita como uma agência que adaptou o "marketing de guerrilha" para a realidade política. Fornece serviços como o de "invisible talkers" (comunicadores invisíveis), "grupo de agentes treinados que juntam mensagens em pontos estratégicos da cidade, a partir de diálogos entre eles mesmos ou com a população". Questionados por e-mail, os dois negaram ter participado na "realização de notícias falsas", contudo não responderam à pergunta sobre a realização de perfis falsos. Além disso, disseram não poder discutir se foram contratados pra atuar na campanha de Dilma Rousseff em 2010 por causa de não falam sobre isso "clientes ou supostos freguêses" (veja mais abaixo). O web site da agência informa que ela participou "dentro e fora do Brasil" de "campanhas vitoriosas pra Presidência da República, governos estaduais e de grandes capitais", sem especificar quais.


  1. Responsabilidades do cargo

  2. Ler mais

  3. 4º: análise dos detalhes

  4. Insira um CTA pela conclusão



Não há na prestação de contas da campanha de 2010 de Dilma e do PT registros de pagamentos à Ahead Marketing. 234 1000, no entanto, da campanha do aliado e hoje governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), a "G. Cecílio e Cia Ltda", de Gabriel Cecílio Arantes. Pimentel concorreu ao Senado em 2010 e, no começo daquele ano, foi um dos coordenadores da campanha de Dilma à Presidência.


Ele bem como aparece nos tuítes de alguns dos perfis falsos, que publicaram mensagens favoráveis não só ao desse jeito candidato, como também a postulantes do PT aos governos estaduais. Vinte de setembro de 2010. A "usuária" assim como tuitava a favor de Dilma: "Programa de Dilma mostra a história de existência de uma mulher vitoriosa", escrevera um mês antes.


BBC Brasil Fabricio Benevenuto, professor do departamento de Ciência e Computação da Escola Federal de Minas Gerais (UFMG), demonstrando preocupação com a "tentativa de manipulação de opinião pública através do emprego de perfis falsos" por esse ano. Pra Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, a descoberta "mostra que o Brasil tem no mínimo oito anos de 'know-how' de que forma fazer fakes de forma sofisticada como estratégia organizada de campanhas políticas". Por intervenção de sua assessoria de imprensa, Dilma negou que tenha contratado tal serviço. Depoimentos dos entrevistados pela BBC Brasil e tuítes mostram que campanhas de políticos como Aécio Neves (PSDB-MG), assim sendo candidato à Presidência, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) teriam contratado o serviço. Os 4 ex-funcionários chegavam para trabalhar diariamente por volta das 10h em um apartamento em Higienópolis, bairro nobre pela zona central de São Paulo, segundo relatam os entrevistados na BBC Brasil.


Bem como trabalhavam ali um diagramador e, as vezes, uma pessoa de tecnologia da dica, comprovam os entrevistados. As artigos variavam principalmente entre notícias que atacavam Serra e textos que desmentiam boatos sobre isso Dilma que, na data, circulavam em outros websites, grupos de Orkut e correntes de email. O website tinha as categorias: "(Des)governo do PSDB", "Desmentindo boatos", "Partido da Imprensa Golpista" e "PSDB: Mancadas da campanha", entre outros. Um exemplo de publicação que pretendia desmentir textos falsos a respeito Dilma é uma que explica que o presidente Michel Temer (PMDB), vice pela chapa, não era satanista. Esta artigo que fazia uma compilação de links de "desmentidos de e-mails falsos sobre Dilma" foi bastante disseminada - obteve 70 comentários no website.


Um desses textos de checagem de infos mostra como são falsos emails sobre isto "uma amante lésbica" da por isso candidata, que estaria lhe pedindo pensão pela Justiça. O material ensina o leitor como pesquisar no website da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o nome do advogado da suposta amante citado no email, verificando, sendo assim, que ele não existe.


Ainda que a maior parte das publicações fosse de ataques a Serra ou de checagem de dados a respeito de Dilma, os entrevistados pela BBC Brasil admitem que chegaram a fornecer bem como notícias falsas. Uma publicação do dia 6 de outubro de 2010, como por exemplo, informa que o Vaticano estava discutindo "excomungar José Serra".

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *